sábado, 18 de outubro de 2014

Proventos e investimentos - Outubro 2014

A montanha russa das cotações continua a todo vapor na renda variável. Minha carteira, mais uma vez, segue correndo atrás do Ibovespa.

Quanto aos proventos recebidos no mês, segue relação:

FII (dividendos)

- BCFF11b: R$0,38/cota;
- XPGA11: R$0,70/cota.

Yield de 0,49% no mês.

Ações (dividendos e JCP)

- CRUZ3: R$0,42/ação*;
- VALE5: R$0,89/ação*.

Yield de 0,63% no mês.

*valores líquidos, já descontado o IR correspondente.

Como já havia mencionado no fechamento de setembro, para este mês eu ainda conto com o reforço dos proventos pagos no final do mês passado (Cemig + Cielo) e também com o pagamento da participação dos lucros da empresa onde trabalho.

Assim sendo, aproveitei o dinheiro disponível em caixa e, logo no começo do mês, saí às compras: adquiri Ambev, Cielo, Souza Cruz e Eletropaulo, o que deixou praticamente pronto o balanceamento da minha carteira.

Agora fico no aguardo do restante dos valores - provavelmente, perto do final do mês - para concluir definitivamente a fase dos 8 ativos e partir novamente às compras. As candidatas mais fortes continuam as mesmas, a saber:

CCRO3, NATU3, PSSA3 e SBSP3.

Existem outras empresas que eu tenho interesse em investir, em setores que minha carteira ainda não cobre, como alimentos e setor financeiro, por isso vou continuar meus estudos e deixar para escolher o 9º ativo somente com o dinheiro do aporte na conta.

Para finalizar, reitero meu interesse em prosseguir com o investimento em TD e FII, mas ele só será novamente cogitado em 2015. 

Bom, era isso. Uma boa segunda metade de outubro a todos!

2 comentários:

  1. Grande LDL,

    Gostei das compras, menos a ELPL4, rsrs. Pretende fechar a carteira com 10 ações? E, daqui há uma semana, é Aécio 45 na cabeça!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, IL!

      O objetivo agora é alcançar as 10 ações o quanto antes para depois partir para os FII.

      Pelo planejamento, posso ter até 20 ações na carteira (5% cada). Um passo de cada vez, contudo.

      Abraço!

      Excluir