sábado, 7 de setembro de 2013

Proventos e investimentos - Setembro 2013

Setembro costuma ser um mês tranquilo na minha carteira. Morno, até... Tirando exceções (2009, 7,53% e 2012, -3,04%) sempre foi um mês de rentabilidade próxima de 0.

Este ano ele ficou um pouco mais movimentado graças à entrada dos FII na carteira, bem como do Banco do Brasil.

Sim, estou falando de renda passiva, até então inexistente - ou inexpressiva - neste mês em específico.

Para setembro, já tenho confirmados proventos em XPGA11 (R$0,95/cota), BCFF11b (R$0,72/cota) e BBAS3(R$0,27/ação).

Ainda estou no aguardo da divulgação dos dividendos intermediários da Souza Cruz. Em comunicado, a empresa informou que a sua aprovação depende de reunião do Conselho de Administração, a ser realizada ainda este mês.

Outra empresa que precisa acertar contas com seus acionistas é a Eletropaulo. Provavelmente seu Conselho aguarda o balanço do terceiro semestre para liberar os proventos já deduzidos do ativo desde dezembro - e também divulgar o pagamento dos proventos de 2013, pois trata-se, mais uma vez, de uma empresa superavitária.

Com relação à rentabilidade da carteira, o mês começou bem, apesar de ser bem inferior à do Ibovespa, que resolveu disparar (2,64% contra 7,48%). De toda forma, ainda é cedo para qualquer prognóstico do que nos aguarda o dia 30 de setembro. Fico na torcida para que a carteira reaja e supere o índice.

___________


Deixei para falar dos investimentos por último, pois trata-se de repetição da boa e velha rotina: aporte para BCFF11b; proventos, rendas extras e afins para CRUZ3.

Eventuais mudanças no aporte ficaram para outubro, talvez novembro. Vai depender de quando e quanto receberei  (renda variável, participação dos lucros...) no meu trabalho.

Como já expliquei anteriormente, tenho uma distorção entre receitas e despesas muito comum entre as pessoas assalariadas: apesar de ter um ordenado fixo, costumo gastar mais no primeiro semestre e receber mais no segundo.

Foi a necessidade de tornar o meu orçamento mais uniforme que me incentivou a planilhar as receitas, bem como a diluir as despesas provisionando-as no decorrer dos 12 meses do ano.

É a velha máxima: a necessidade é a mãe de todas as invenções.

Dessa maneira, consegui assegurar dinheiro para muitas coisas, entre elas poder aportar durante todo o ano, não só quando recebo 13º ou outra verba extraordinária. Isto me incentivou, inclusive, a buscar rendas além das do meu emprego, como forma de diminuir ainda mais a diferença das entradas entre um semestre e o outro.

Uma pena que a esmagadora maioria da população pensa que organizar as contas domésticas, planejar gastos e possuir uma reserva de emergência é coisa para quem não tem carteira assinada. Mas ainda há tempo para mudanças de hábito e de mentalidade enquanto estivermos vivos, não é mesmo? Bom final de semana a todos!

2 comentários:

  1. LdL tudo bem? É muito bom fazer as contas do quanto vamos receber em proventos. Acho que o BBAS vai pagar em JCP no valor de R$ 0, 31 por ação e não 0,27. Torçamos para que a bolsa como um todo performe bem. Esse índice momentâneo do ibov está"contaminado" pela ogx. Vamos aguardar. Foi um prazer estar em seu blog. Convido-o ao meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guardião! Bem-vindo!

      De fato, o valor bruto é de pouco mais de R$0,31. Ocorre que eu prefiro postar o valor líquido, descontando os 15% de IR.

      O começo do mês de setembro foi bom demais para a nossa bolsa, em grande parte graças à OGX. É bastante provável que este propulsor logo se transforme em âncora do nosso principal índice - e é exatamente por isso que não adoto o Ibovespa para investir.

      Já te add no meu blog-roll.

      Abraço!

      Excluir