quarta-feira, 20 de março de 2013

Metodologia de trabalho

Já assisti, li e ouvi muitos comentários a respeito da análise técnica. Já li diversos livros e fiz alguns cursos online para tentar ser mais íntimo dos seus termos e também do seu funcionamento.

Afinal, e acredito que não tenha acontecido só comigo, o desejo inicial de quem deseja investir em renda variável é fazer especulação. Pegar o limite disponibilizado pela Corretora, largar do emprego e curtir a vida adoidado, a custo de operações mirabolantes de day-trade e de mercado futuro feitas às pencas via software específico - que é para não dar nenhum trabalho para o novo-rico.

Mas este sonho dura muito pouco: só o tempo de receber o retorno do cadastro pela Corretora. Basicamente, pelo limite disponibilizado para negociação ser diretamente proporcional ao patrimônio que você não tem.

Apesar de nunca ter perdido o interesse em aprender mais a respeito de como atuar na bolsa amparado pela análise técnica, acabei inclinado a investir em renda variável desde o primeiro momento amparado pela análise fundamentalista, entre outros fatores:

- pela facilidade de sua aplicação e acompanhamento;
- pelo menor tempo para assimilar seu conceito;
- pela ausência de alavancagem;
- pela sua adoção progressiva.

Com relação a este último tópico, posso afirmar que minha carteira atual mais parece uma tabela periódica do final do século XIX, início do século XX: vários campos abertos aguardando a adição de novos ativos. Como os cientistas de outrora, tenho noção do que me aguarda cada um desses espaços em branco. Só espero não levar tanto tempo quanto eles para completar a minha...

Antes que me questionem, acredito ser perfeitamente possível atuar das duas formas no mercado de capitais, tanto com papéis diferentes quanto mesclando ambas as análises, pois esta me parece uma boa forma de balancear a carteira de investimentos. Ocorre que acredito também ser importante aprender melhor a respeito de ambas perspectivas antes de comprometer os parcos recursos que possuo. Até porque dinheiro não aceita desaforo e eu não estou em condições de desmerecer o meu no momento. Bom final de mês a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário